logo RCN

Udesc é classificada entre as melhores universidades do mundo

  • Foto: Internet / Reprodução -

Universidade catarinense mantém posição de destaque em avaliação internacional

Pelo quinto ano consecutivo, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) figura entre as melhores instituições de ensino do mundo, de acordo com o ranking da Times Higher Education (THE). Esta conceituada lista avaliou um total de 1.904 universidades de 108 países em todo o mundo.

Liderando o ranking pelo oitavo ano consecutivo, a Universidade de Oxford, no Reino Unido, é um destaque notável. No entanto, a presença brasileira no ranking diminuiu em relação aos anos anteriores, com 56 universidades do país listadas, em comparação com 62 no ano anterior e 70 em 2021.

O reitor da Udesc, Dilmar Baretta, enfatizou a importância deste reconhecimento e destacou que fazer parte do seleto grupo de universidades presentes no ranking THE World University Rankings pelo quinto ano consecutivo demonstra a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação oferecidos pela Udesc.

Baretta ressaltou também o compromisso crescente da universidade com a internacionalização em diversas áreas, incluindo extensão e pesquisa. Ele mencionou o Núcleo Extensionista Rondon da Udesc, que este ano contou com a participação de rondonistas de cinco países diferentes em suas operações no Meio-Oeste catarinense.

O reitor destacou ainda as parcerias e o apoio institucional em constante crescimento para intercâmbios no ensino de graduação e de pós-graduação, bem como na pesquisa.


Indicadores

O ranking da THE é baseado em 13 indicadores que abrangem cinco dimensões essenciais: ensino, pesquisa, citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e internacionalização. Para compilar o ranking deste ano, foram analisadas mais de 134 milhões de citações em 16,5 milhões de publicações científicas, além de questionários respondidos por mais de 68 mil acadêmicos de todo o mundo.


Outros rankings

A Udesc já havia conquistado destaque em três outros rankings elaborados pela THE: o Latin American University Ranking, que avalia as melhores instituições de ensino superior da América Latina; o THE Emerging Economies Rankings, que foca em universidades de países de economias emergentes; e o Golden Age University Rankings, que avalia instituições com idade entre 50 e 75 anos.

Em 2022, a universidade também entrou pela primeira vez no QS World University Ranking, organizado pela QS Top Universities, consolidando ainda mais seu reconhecimento internacional.

Senador Randolfe Rodrigues afirma que presidente Lula deve vetar integralmente o Marco Temporal Anterior

Senador Randolfe Rodrigues afirma que presidente Lula deve vetar integralmente o Marco Temporal

Alimentação escolar: Prefeitura de Joinville certifica que crianças não terão limite de repetição Próximo

Alimentação escolar: Prefeitura de Joinville certifica que crianças não terão limite de repetição

Deixe seu comentário